sexta-feira, 3 de junho de 2011

DSI (disseminação seletiva da informação )

É um serviço pesonalizado e atualizado que oferece ao usuário listas de publicações e serviços mais recentes sobre a sua área de interesse.É um serviço interativo que pode ser modificado e adaptado conforme as novas perspectivas e necessidades do usuário.
Oliveira (2002) lembra que o DSI oferece à instituição fornecedora deste serviço, uma proximidade com seus usuários, mostrando possibilidades para uma maior utilidade de seus recursos. Estes serviços de disseminação da informação completam o ciclo informacional basicamente por: [...] processos que são categorizados por coleta da informação produzida, indexação dessa informação e divulgação aos usuários. (OLIVEIRA, 2002, p.5).

As etapas do processo de operacionalização de um serviço de DSI são:

a. levantamento do perfil de interesse dos usuários – descrição detalhada da qualificação, especialidade, necessidades e interesses dos usuários;

b. análise e tradução dos perfis – atribuição de descritores, palavras-chave e códigos legíveis pelo sistema, que representem os temas a serem recuperados;

c. arquivamento dos perfis – armazenamento no sistema dos perfis dos usuários, para processamento automatizado;

d. recuperação da informação – realizada por computador, pelo confronto dos perfis dos usuários com a base de dados;

e. controle de qualidade – verificação realizada para teste dos resultados, a fim de identificar possíveis erros de estratégia e de linguagem;

f. expedição aos usuários – envio das listagens e ficha de avaliação, após os controles de expedição (NOCETTI, 1980, p.15).

O software gnuteca oferece como DSI , a opção de "favoritos" e "area de interesse" para uma busca mais personalizada:



http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo07.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário