sexta-feira, 3 de junho de 2011

Softwares Sophia e Aleph

O Software Sophia oferece soluções para os mais variados tipos de biliotecas: escolares, universitárias, corporativas e especializadas. O produto traz módulos opcionais de acordo com as necessidades específicas de cada tipo de bilioteca além dos módulos gerenciador que oferece as principais ferramentas necessaárias para a daministração das bibliotecas. No módulo gerenciador encontram-se funcionalidades como: catalogação, cadastro analítico de obras, visualização d eregistro de acordo com os padrões do AACR2, cadastro de usuários completo, controle completo de circulações, controle d econsulta local automatizada, etiquetas com código de barras entre outros.
Outro ponto que merece ser ressaltado a respeito do software é que este opera de acordo com as normas e padrões da biblioteconomia comno AACR2, MARC.ABNT e Z39.50. Além disso o Sophia é de fácil utilização e não exige do bibliotecário conhecimento profundo em informática ou MARC 21.
A empresa possui diversos clientes, de vários ramos de atuação, como empresas (privadas e públicas), instiuições de ensino (do nível dundamental ao superior)e bibliotecas especializadas.
Enfim a partir do que foi exposto pelos desenvolvedores o software aparenta ser de fácil navegação e oferece ferramentas interessantes tanto para os bibliotecários como para os usuários.
A respeito do Aleph pode se dizer que é também um software de fácil utilização, flexível (oferece opções d ecustomização para atende às exigências de cada instituição), adaptável (pois permite que biliotecas e consórcios criem ambientes de funcionamento originais).
O software oferece os módulos catalogação, circulação e aquisição d eperiódicos além dos módulos adicionais.
Um difeencial ineressante da versão Aleph 500 é o WEB OPAC, catálogo público do usuário , que serve como um portal de acesso ao sistema Aleph 500 para os usuários da biblioteca , uma vez que através dessa ferramenta o usuário pod eter informações sobre o acervo d abiblioteca em qualque local e a qualquer momento. Esta opção permite que o usuário realize uma série de tarefas com facilidade, como ver empréstimos e renovar materiais, reservar e ver histórico d eempréstimo.
Além disso o sitema Aleph 500 armazena seus dados em padrão Unicode e é compatível com o formato MARC21. O sistema também permite compatibilidade com padrões emergentes como FRBR e AACR3.
Concluindo ambos os sistemas oferecem um série de vantagens e desvantagens tanto para usuários comoo para bibliotecários no entanto vale ressaltar que eles foram apresentados por seus desenvolvedores, os quais frisaram muito mais os pontos positivos dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário